Simulação do transporte de microplásticos
A modelagem computacional para o transporte e estimativa das trajetórias dos microplásticos é uma ferramenta fundamental para entender os destinos desses fragmentos, uma vez que quando lançados nos oceanos, eles podem percorrer longas distâncias, atingindo áreas de difícil acesso. A presente proposta tem como objetivo principal colocar em prática dois Projetos, um da CAPES e outro da FAPERJ, utilizando a modelagem do transporte de microplásticos na costa Brasileira, no estuário do Rio Macaé/RJ, através da plataforma MOHID – MODelagem HIDrodinâmica, simulando computacionalmente as correntes e o transporte desses fragmentos. Para a formulação são utilizados dados obtidos da literatura.
- Problema que resuelve su propuesta
- Os microplásticos tornaram-se um problema premente da sociedade quando foram identificados na alimentação humana e com esse problema ficou clara a necessidade de se entender o circuito a que os microplásticos estão sujeitos e de que modo entram na cadeia alimentar. Este projeto contribui para esta necessidade, promovendo o progresso científico em termos de técnicas experimentais e de modelagem matemática e computacional. Os microplásticos, depois de chegarem ao meio aquático são transportados pelas correntes através dos estuários e das lagoas costeiras. Se não sedimentassem, o seu destino final seria o oceano, onde se iriam dispersar por ação das correntes e se manteriam na coluna de água até se degradarem. Isso é efetivamente o destino final de uma parte dos microplásticos, mas não da maioria.
- ¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
- A relevância do projeto aqui proposto se caracteriza pela necessidade de soluções ambientais para problemas de deriva oceânica de microplásticos em escala local, suas e pelo desenvolvimento de ferramentas para simulação computacional, bem como de metodologias para calibração automática dos modelos desenvolvidos. Tais aplicações e ferramentas possuem amplo interesse e aplicabilidade em problemas semelhantes em todo planeta. A área escolhida é baseada em Projetos aprovados da CAPES e da FAPERJ, mantendo relações com o Instituto Politécnico (IPRJ/UERJ) e o Institudo Federal Fluminense (IFF), em parceria com a Universidade de Lisboa, além de se entender que se trata de uma região com uma elevada densidade populacional e com importantes atividades industriais ao seu redor, contribuindo para o acúmulo de lixo plástico em ambientes marinhos.
- ¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
- A questão do meio ambiente e dos oceanos é uma preocupação que atingirá com mais força no futuro, trazendo enormes prejuízos ao meio aquático. O consumo anual de plástico já ultrapassou os 320 milhões de toneladas nos últimos anos. Segundo as Nações Unidas, se a curva atual permanecer, é estimado que em 2050 haverá mais plásticos do que peixes dentro dos mares. Atualmente a maior taxa de detritos plásticos se encontra em alto mar, somente uma pequena parcela do lixo plástico permanece na superfície do mar, flutuando em alto mar. Chegou a hora de ponderar os nossos presentes atos para que a nova geração não seja afetada como mostram os estudos. O ambiente aquático assim como o ambiente terrestre carrega consigo a vida, nos dando a obrigação de não causar danos a esses ambientes.
- Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
- ODS 6: Água limpa e saneamento
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Simulação do transporte de microplásticos"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Simulação do transporte de microplásticos"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Luana a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario