Qualidade do ar através de bromélias e sapos
O objetivo dessa proposta é investigar a qualidade do ar a partir dos níveis de exposição, principais carreadores e potenciais danos da contaminação por metais em bromélias e anfíbios bromelígenas. Bromélias com tanque acumulam água da chuva e este microambiente é utilizado por anfíbios para reprodução. Além disso, esses tanques também acumulam poluentes presentes na atmosfera, que por consequência podem negativamente afetar ambos. A área de estudo corresponde a região costeira do Espírito Santo, estado brasileiro situado na principal região industrial do país e onde a principal commoditie é o minério de ferro. O carácter inovador desta proposta inclui o monitoramento da qualidade do ar e avaliar os efeitos da contaminação e danos provocados por metais suspenso no ar sobre a relação ecológica estreita mantida entre planta-animal. Trata-se de um estudo pioneiro no que se refere a relação ecológica vs. contaminação, com pilotos bem estabelecidos e resultados preliminares.
- Problema que resuelve su propuesta
- Entre os principais agentes responsáveis pelas mudanças climáticas de origem antrópica estão os metais que, embora tenham origem natural na composição de rochas, acabam tornando-se contaminantes através da queima de combustíveis fósseis, mineração, resíduos municipais e agrotóxicos. A toxicidade de metais sob seres humanos, fauna e flora pode causar danos como: menores taxas de crescimento e reprodução, imunotoxicidade, genotoxicidade, carcinogenicidade, malformações e morte. Os resultados do biomonitoramento proposto promove um melhor delineamento do cenário ambiental atual de contaminação no Espírito Santo, sudeste do Brasil, e é capaz de nortear a criação de políticas públicas, gestões ambientais mais efetivas além de ampliar biomonitoramentos locais e regionais funcionais. Ainda, é capaz de gerar informações científicas economicamente aplicáveis a curto prazo e com potencial para incorporar medidas que busquem responder as premissas da ODS 15 estipulada pela ONU.
- ¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
- A investigação pode reiterar os grupos de estudo como ferramentas bioindicadoras de qualidade ambiental, isto é, por serem mais sensíveis ocupam a “linha de frente” e servem de alerta para a exposição atual e futura de metais e seus impactos a comunidade humana. Sendo assim, biomonitoramentos e medidas de conservação sobre estes grupos, trazem reflexos positivos ao meio ambiente local e, consequentemente, a sociedade a longo prazo. No que se refere aos componentes abióticos, entender a qualidade atmosférica e pluvial em relação a contaminação por metais na região costeira de um importante Estado brasileiro por si só já seria um benefício a comunidade. Por trazer a tona o real cenário de contaminação, os dados podem nortear políticas para mitigação da contaminação em curto, médio e longo prazo. Há também o potencial de que o protocolo seguido para a aplicação desta pesquisa possa ser replicado em outras regiões e para outros grupos, tornando-se um modelo efetivo.
- ¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
- A equipe faz parte do Projeto Bromeligenous que, desde 2012, une pesquisadores, educadores e ambientalistas que desenvolvem pesquisas científicas para desvendar o peculiar microuniverso existente no interior das plantas bromélias e seus habitantes. Promovemos feiras, palestras, exposições, mídias sociais e distribuição de material educativo para sensibilizar e predispor as pessoas à mudança de atitude em prol da vida. A proposta apresentada aqui é mais uma de nossas linhas de pesquisa e agrega não só nossa rede colaborativa, mas também preenche lacunas científicas acerca do tema uma vez que usar a relação ecológica dependente de anfíbios com bromélias como bioindicadora é uma ideia pioneira mundialmente. Ainda, reconhecemos que os resultados advindos desta investigação têm grande potencial de nortear políticas públicas e medidas de mitigação no estado em que vivemos, ou seja, podemos trazer e fazer alguma diferença para a conservação local e, quem sabe, ampliar essa atitude.
- Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
- ODS 15: A vida em terra
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Qualidade do ar através de bromélias e sapos"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Qualidade do ar através de bromélias e sapos"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Juliana a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario